Mais uma edição do Seminário OBSCOM/CEPOS acontece na UFS

por Irla Rocha

Durante os dias 22 e 23 de outubro o Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe – OBSCOM/UFS, realizou o XIV Seminário OBSCOM/CEPOS no auditório da ADUFS (Associação dos docentes da Universidade Federal de Sergipe).

As mesas e palestras do seminário versaram em torno do tema “Comunicação e Marxismo” que além de discutir o papel no campo da comunicação da Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPC), também proporcionaram uma troca de experiências e leituras sobre Economia Política, Epistemologia da Comunicação, Práxis, Cultura, Criatividade, Comunicação e Trabalho.

Entre os presentes estiveram pesquisadores do Brasil e de outros países da América do Sul, entre eles: Erik Torrico (Bolívia), César Bolaño (UFS), Cesare Galvan (Centro Josué de Castro), Ruy Sardinha Lopes (USP), Alain Herscovici (UFES), Ángel Páez (Venezuela), Maurício Herrera (Colômbia) e Verlane Aragão (UFS).

Sessões de comunicações

Uma das grandes surpresas desta edição do Seminário Obscom/UFS foi a grande participação de pesquisadores com envio de resumos expandidos. Foram realizadas quatro sessões de comunicação na tarde de sexta, 23, que colocaram em debate: cultura, comunicação, cinema, televisão, políticas públicas entre outros mercados.

Em breve estarão disponíveis no site do OBSCOM os resumos aceitos para as comunicações. É importante pontuar que os trabalhos apresentados são resultantes de projetos de pesquisa em andamento ou concluídos (teses, dissertações, monografias, entre outros) no seminário.

Biblioteca Prof Valério Brittos no PPGCOM/UFS

Entre a intensa programação acadêmica do Seminário, a inauguração da “Biblioteca Setorial Prof. Dr. Valério Cruz Brittos” foi um dos momentos mais marcantes do Seminário.

Grande pesquisador da comunicação e, principalmente, da Economia Política da Comunicação e da Cultura, o professor Dr. Valério Brittos foi homenageado pelo Obscom e Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFS) como o nome da biblioteca. Nela estão disponíveis para consulta e pesquisa o acervo pessoal do professor e grande parte da sua obra acadêmica.

A biblioteca ainda encontra-se em fase de catalogação do acervo, no entanto a data do seminário é significativa para esta homenagem, uma vez que a troca de experiências entre o professor Valério Brittos e seu grupo de pesquisa – CEPOS (Comunicação, Economia e Sociedade) e o OBSCOM eram constantes.

Lançamento de publicações

Durante o XIV Seminário OBSCOM foram lançados os recentes trabalhos do professor Dr. César Bolaño São eles: Campo aberto: para uma crítica da epistemologia da comunicação (EDISE), O conceito de cultura em Celso Furtado (EDUFBA) e Cultura e Desenvolvimento: Reflexões à luz de Furtado (EDUFBA).

Ainda entre os lançamentos temos o E-book com a compilação dos trabalhos apresentados no XIII Seminário OBSCOM/CEPOS e I Fórum Regional Alaic Cone Sul sob organização de Verlane Aragão, Joanne Mota e Bruna Távora. Leia o E-book: http://www.youblisher.com/p/1247615-Ebook-OBSCOM-2015/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *