III Encontro dos Grupos de Pesquisa em Economia Política da Comunicação

 

GT 1 – Digitalização, convergência, padrões tecnoestéticos e praxis política nas indústrias de comunicação
  Autores Instituição Título
1 Júlio Arantes AZEVEDO UFAL PANORAMA DA PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA ALAGOANA
2 Renan da Silva MARQUES
Jacqueline Lima DOURADO
UFPI PRODUÇÃO TELEJORNALÍSTICA NO PIAUÍ: UMA ANÁLISE DOS PADRÕES TECNOESTÉTICOS DOS PROGRAMAS DA REDE CLUBE
3 Alisson MOTA
Vinícius ROCHA
Agatha SILVA
UFS ECONOMIA POLÍTICA DA INTERNET E MERCADO BRASILEIRO DE TELEVISÃO: OS DESAFIOS DA DIGITALIZAÇÃO E DA CONVERGÊNCIA
4 Carlos FIGUEIREDO UFS CIBERATIVISMO E TECNODETERMINISMO: UMA CRÍTICA A PARTIR DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO
5 Mauro Luciano ARAUJO UFS PRÁXIS DE UMA CULTURA MIDIÁTICA INDÍGENA – DIREÇÕES E DISCUSSÕES SOBRE A PRODUÇÃO VIDEOGRÁFICA ATUAL
6 Caio VASCONCELLOS Unicamp A RECENTE TELEDRAMATURGIA DA TV GLOBO E SEU INTERESSE PELAS CAMADAS POPULARES.
7 Anderson SANTOS
Irlan SANTOS
UFAL/UERJ A APROPRIAÇÃO DO TORCEDOR/TELESPECTADOR DE FUTEBOL: DEBATE TEÓRICO A PARTIR DO CONCEITO DE MERCADORIA AUDIÊNCIA
8 Àngel PÀEZ Venezuela LA GENERACIÓN APP ANTE EL GOBIERNO MÓVIL
9 Werden Tavares PINHEIRO UFS AGÊNCIAS REGULADORAS E A REFORMA NEOLIBERAL NO BRASIL: O QUE MUDOU PARA O AUDIOVISUAL BRASILEIRO DEPOIS DOS 15 ANOS DA ANCINE?

 

 

GT 2 – A Economia política e o negro na periferia do sistema
Autores Instituição Título
1 Aura Danielle Dantas de SANTANA UFS ÁFRICA E A BIOPOLÍTICA DO ‘CAPITAL HUMANO’ NA CONSTITUIÇÃO DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
2 Demétrio VARJÃO UFS O NEGRO EM SERGIPE: HISTÓRIA, CONJUNTURA, PODER POLÍTICO E TOMADA DE CONSCIÊNCIA
3 Mauricio HERRERA-JARAMILLO UFS DEL “CERRADO” A LA “SABANA” Y LA “ALTILLANURA”. EL PROYECTO SUBIMPERIALISTA DE BRASIL PARA LA “PERIFERIA”.
4 Vinícius OLIVEIRA UFS O MTST E A OCUPAÇÃO URBANA: CONTRA-HEGEMONIA E MEDIAÇÃO.
5 Rafael Reynaldo Freitas VICENTE
Thiago Rhaony Lima FONSECA
UFS DA EXPLORAÇÃO CAPITALISTA DO PROLETARIADO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
6 Bruno Silvados SANTOS UFAL COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO? APONTAMENTOS EM MOÇAMBIQUE
7 Gregório Henrique Silva DUARTE UEPB MÍDIA, HEGEMONIA E BLOCOS DE PODER NA IMPLEMENTAÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO NORDESTE: O CASO FIAT EM GOIANA-PE.
8 Janaina MELLO UFS/IFS AÇÚCAR NEGRO, DOCE METAMORFOSE AFROBRASILEIRA.
9 Yuri Borges da Silva JOSÉ
Paulo de Tássio Borges SILVA
UFS A MONOCULTURA DE EUCALIPTO E OS SEUS IMPACTOS NA ETNOECONOMIA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE HELVÉCIA -BAHIA
10 Paula TEIXEIRA UFU A DIALÉTICA DA OPINIÃO PÚBLICA: CONSENSO E DIVERGÊNCIA NAS MANIFESTAÇÕES PRÓ-IMPEACHMENT

 

 

GT 3 – Indústrias culturais em transformação: mercado, tecnologia e trabalho
Autores Instituição Título
1 Allan Jonnes de Souza ARAUJO UFS TRABALHADORES DA MÚSICA: PERFIL DA MÃO-DE-OBRA EMPREGADA NO MERCADO DA MÚSICA DE SERGIPE
2 Daniel BRANDI
Josenildo GUERRA
UFS AVALIAÇÃO DA QUALIDADE JORNALÍSTICA: ASPECTOS DE MISSÃO SOCIAL, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO EDITORIAL
3 Raiane de Souza SILVA UFS CIRCUITO AUDIOVISUAL EM ARACAJU: DO MAPEAMENTO ÀS POLÍTICAS CULTURAIS
4 Poliana CAVALHEIRO UFS TRABALHO CULTURAL: SUA NATUREZA E ESPECIFICIDADES
5 Edson COSTA UFS GOSPEL ON DEMAND: A EMPREITADA DO MERCADO DIGITAL DE MÚSICA GOSPEL NO BRASIL
6 Douglas MEDEIROS UNIT-AL/UFS O SUCESSO DO POKÉMON GO NA CIDADE DE MACEIÓ – ALAGOAS
7 Maria Clara Estrêla Oliveira ALMEIDA UFPI O VÍDEO NO ESPECIAL DE UM ANO DO “CASO CASTELO” NO PORTAL G1 PIAUÍ: CONVERGÊNCIA OU REPRODUÇÃO?
8 Flávio Marcílio Maia e SILVA JÚNIOR UFS A CONSOLIDAÇÃO DO STREAMING NA CADEIA PRODUTIVA DE ECONOMIA DA MÚSICA
9 Carlos César Domingos do AMARAL USCS LUTA LIVRE E A CRIAÇÃO DOS FÃS NAS FAN ART’S, FANFIC’S, FANDOM’S E FANFILM’S

 

 

GT 4 – Democratização, diversidade e questão racial nas políticas públicas culturais
Autores Instituição Título
1 Ivonete da Silva LOPES UFV INFLUENCIADORAS DIGITAIS: O CABELO CRESPO COMO ATRIBUTO DA BELEZA NEGRA
2 Daniele C. DANTAS
Anna Paula Gonçalves SILVA
UFRRJ INCENTIVO PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE INCENTIVO A CULTURA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A BENS E SERVIÇOS CULTURAIS NO BRASIL
3 Daniele C. DANTAS
Anna Paula Gonçalves SILVA
UFRRJ TRIANGULAÇÃO METODOLÓGICA: ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA PARA A MELHOR COMPREENSÃO DE UMA REALIDADE CULTURAL
4 Josian Paulino BARBOSA UFAL O MOVIMENTO HIP HOP EM MACEIÓ: APONTAMENTOS PARA UM MAPEAMENTO CULTURAL
5 Irla Suellen da Costa ROCHA UFS OS MUSEUS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA BRASILEIRAS E SEUS REFLEXOS EM SERGIPE
6 Aldo Santos LIMA
Christiane Senhorinha Soares CAMPOS
UFS RELIGIÃO E DESENVOLVIMENTO – UMA ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DAS RELIGIÕES NO BRASIL, PARTICULARMENTE DAS AFRO-BRASILEIRAS.
7 Denise Maria Oliveira do NASCIMENTO UNIT/UFS O TERMO DE REFERÊNCIA DO SEBRAE PARA ATUAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA CRIATIVA
8 Sarah Fontenelle SANTOS
Glaudson Lima GOMES
FACEMA; OABPI PIXO – O GRITO DA (AV.) BOA ESPERANÇA : A COMUNICAÇÃO COMO REIVINDICAÇÃO DE DIREITOS
9 Antônio Heleno CaldasLARANJEIRA UFS ECONOMIA DA CULTURA, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E MIDIATIVISMO: PRÁTICAS DE CONVERGÊNCIAS PARA O TURISMO NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA-BA
10 Ricardo Moura Braga CAVALCANTI
Adilson Rodrigues da NOBREGA
UFS A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO: ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO EM REDE NO SEMIÁRIDO NORDESTINO